A mais recente reformulação o Projeto Pedagógico do Curso de Serviço Social foi feita pela Resolução CEPE/CA nº 21/2022,, cuja implantação teve início no ano letivo de 2023.

Na trajetória do Curso foram construídos e implementados distintos Projetos Pedagógicos de Curso (PPC) que atenderam às demandas oriundas da realidade social e do mercado de trabalho, bem como os pressupostos orientadores dos projetos de formação profissional em Serviço Social no Brasil em debate e construção.

Sendo assim, destaca-se o PPC de 2002 que buscou um processo de revisão curricular alinhado ao projeto de formação profissional aprovado em 1996 pela categoria profissional, coordenado pela então Associação Brasileira de Ensino e Serviço Social (ABESS), hoje Associação Brasileira de Ensino e Pesquisa em Serviço Social (ABEPSS), por meio do currículo mínimo para o curso de Serviço Social no Brasil que, posteriormente, configurou-se nas Diretrizes Curriculares Nacionais de 1996.

A nova proposta pedagógica do curso afirma uma lógica curricular com base na articulação de um conjunto de conhecimentos indissociáveis que se traduzem em núcleos de fundamentação, constitutivos da formação profissional, reafirmando os avanços do currículo anterior, bem como apontando e aprofundando novos elementos para se pensar a formação profissional pautada numa matriz teórica analítica crítica.

DEPARTAMENTO

O Departamento, subunidade dos Centros de Estudos, constitui-se na menor estrutura de organização administrativa, didático científica e de lotação de pessoal.
No Departamento são reunidas atividades acadêmicas afins e nele estão integrados docentes e técnico administrativos para objetivos comuns. (Art. 122 do Regimento Geral da UEL).

COLEGIADO

Os Colegiados de cursos de graduação exercem a coordenação pedagógica dos cursos e serão constituídos por representantes docentes da área principal de conhecimento e da área básica e/ou complementar de conhecimento, estudantes e servidores, na forma prevista nos §2º e §3º do Art. 27 do Estatuto da Universidade. (Art. alterado através da Resolução CU 168/2007).

NÚCLEO DOCENTE ESTRUTURANTE (NDE)

O NDE institui-se como parte da estrutura de gestão acadêmica do curso com atribuições consultivas, propositivas e de assessoria, acerca de matérias de natureza acadêmica e pedagógica, sendo corresponsável pela elaboração, implementação e consolidação do Projeto Pedagógico do Curso (PPC), além de zelar pelo cumprimento das Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs). Tem como objetivos:

1 – Levantar dificuldades na atuação do corpo docente do Curso;

2 – Auxiliar na elaboração e no acompanhamento do PPC;

3 – Propor programas ou outras formas de capacitação docente;

4 – Acompanhar as avaliações do Curso definidas pelo Colegiado;

5 – Analisar e propor modificações, quando necessárias;

6 – Indicar formas de incentivo ao desenvolvimento de atividades de pesquisa;

7 – Contribuir para a concretização do perfil profissional;

8 – Zelar pelo cumprimento das DCNs aplicáveis ao Curso de Serviço Social.